terça-feira, 19 de junho de 2012

Telhado vivo


Forrando a lona com roupas velhas para proteger o plástico.
 Oi Gente!

Tivemos um hiato nas postagens aqui, devido a muitas razões.  Ainda não temos conseguimos acessar diversas fotos das atividades dos meses anteriores porque estamos tendo dificuldades em baixar um software para abrir as fotos da camera... coisas da kodak.  Consegui algumas fotos da oficina de telhado verde com o pessoal do Candeia então fiz esse post para retomar.
 
Mas, no começo de Junho estávamos com a estrutura do nosso rancho pronta e então fizemos nossa primeira oficina oficial, de telhado vivo.  Contamos com familiares da APAE, da ONG Candeia, estudantes de arquitetura e voluntários da comunidade.  Tivemos uma apresentação sobre telhados vivos e demos início às atividades, que duraram dois dias.

Nosso telhado é uma estrutura normal de telhado, com esteios de cimento reciclados, peças de eucalipto recicladas, caibros de angelim e tábuas de eucalipto fazendo o assoalho.  Fizemos um "caixote" sobre o assoalho usando peças de eucalipto como laterais. Depois colocamos a lona forrando essa estrutura, deixando aberto na parte baixa, para escorrer a água.  Para proteger a lona colocamos tecidos diversos, panos e roupas velhas, e depois começamos a encher com o primeiro substrato, mais poroso, para facilita a drenagem da água.  Depois de encher cerca de 4 cm colocamos o segundo substrato, cerca de 4 cm de terra do terreno.  Depois plantamos amendoim forrageiro, boldinho e hortelã.

Vou colocar aqui algumas fotos, mas breve postaremos um video produzido pelo Instituto Candeia de Cidadania, parceiro nosso aqui em Lima Duarte.

Agradeçemos e parabenizamos todos os que participam dessa bela jornada. Até a próxima!

Preparando a faixa de pedras na caída da água.


Colocando a segunda camada de substrato.


Telhado com a faixa de brita, terra e boldinho já plantado.


Futuamente teremos mais oficinas, de bioconstrução com paredes e acabamentos naturais.  Simbora turma, sem parar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário